Encontro em Uberaba promove a troca de experiências exitosas na Educação em Tempo Integral
Cerca de 150 educadores que atuam no projeto Educação em Tempo Integral participaram do encontro
Proporcionar aos educadores da rede
estadual de ensino a oportunidade de trocar experiências exitosas
desenvolvidas no projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de
Estado de Educação (SEE). Esse é o objetivo do ‘Encontro Boas Práticas
das Escolas de tempo Integral’. O Encontro, que foi promovido pela
Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba, no Triângulo, foi
realizado nesta terça-feira (13/11).
O Encontro contou com a participação de
150 educadores que representaram as 57 escolas estaduais da regional que
ofertam o projeto. Além das apresentações artísticas, como dança e
judô, o evento contou com o relato das boas práticas desenvolvidas pelas
escolas.
Reconhecimento pelo trabalho
Durante o encontro, também foram
premiadas boas iniciativas desenvolvidas por escolas que participaram do
‘Programa Educação Ambiental nas Escolas’, iniciativa que é resultado
de uma parceria entre a SEE e a Fundação Mapfre. O Programa tem entre
seus objetivos promover a reflexão sobre as questões ambientais,
relacionando-as com os aspectos sociais, econômicos e políticos. Ao
todo, três projetos foram premiados.

Todas as escolas que participaram do programa foram certificados. Foto: Arquivo ACS/SEE
Segundo a diretora da Escola Estadual
Fidélis Reis, em Uberaba, Zânia Maria Brito Caparelli, que faturou o
primeiro lugar, o incentivo a discussões que focam no uso consciente da
água tem mudado a postura dos alunos. “Hoje os estudantes já estão
tomando as atitudes conscientes. Com o projeto as ações de toda
comunidade escolar estão mudando. No próximo ano vamos aperfeiçoar o
projeto”, conta. O projeto da escola consistiu na reflexão sobre a
questão ambiental com foco na economia da água. Entre as ações
desenvolvidas pela escola, está a criação de uma cartinha que estimula o
consumo consciente.
O segundo lugar ficou com a Escola
estadual Pio XII, em Araxá, que por meio de filmes e palestras
conscientizou os estudantes sobre a importância do uso racional dos
recursos hídricos. Já a Escola Estadual Gabriel Toti, em Uberaba,
faturou o terceiro lugar com um projeto que teve foco a análise do
consumo mensal de água das famílias e a conscientização sobre a
importância dos recursos hídricos. Todas as três escolas premiadas
receberam jogos pedagógicos para desenvolver projetos com os alunos
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