23 abril, 2012

Alunos da EE Marlene Martins viajam pelo mundo das histórias em quadrinhos e reforçam os conhecimentos em Física

Estudantes viajam pelo mundo das histórias em quadrinhos e reforçam os conhecimentos em Física

23/04/2012

Bem conhecidos no universo das histórias em quadrinhos, personagens como o Batman e a Mulher Maravilha ‘resolveram participar’ das aulas de Física na Escola Estadual Marlene Martins Reis, no município de Pratinha – Triângulo Mineiro. Dentro do projeto  ‘As histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino de Física ‘, cerca de 40 alunos do 3º ano do ensino médio criam histórias e aplicam ao enredo os conhecimentos adquiridos na disciplina. Utilizando-se dos personagens famosos, o ensino da matéria desperta cada vez mais o interesse dos alunos. As produções serão apresentadas aos estudantes dos demais anos do ensino médio como uma fonte complementar às aulas realizadas dentro de sala.
“Desde o ano passado venho percebendo que os meus alunos e outros alunos da escola certa dificuldade em aprender Física, seja por ser um tema abstrato ou por ter muitas fórmulas. Então resolvi utilizar os quadrinhos, pois é uma diferente e ao mesmo tempo resgata a infância deles e torna o ensino mais prazeroso”, explica professora de Física e coordenadora do projeto, Luscilene Maria José Alves.

Histórias em quadrinhos reformam o ensino de Física na EE Marlene Martins Reis,
em Pratinha - Triângulo Mineiro. Ilustração: Divulgação Escola
Para mostrar que o envolvimento do aluno era fundamental, a escolha dos personagens a serem utilizados nas histórias criadas, também foi feita pelos alunos.  Ainda no período de férias, os estudantes puderam votar, por meio do blog da professora, em seus personagens favoritos. Com os personagens definidos era só deixar a imaginação rolar. Os alunos foram separados em grupos e cada um deles tinha um herói e um tema da Física que deveria ser relacionados nas histórias. “Quando as aulas começaram demos início à criação das histórias, a partir dos assuntos trabalhados dentro da disciplina nos dois primeiros anos do ensino médio”, lembra a professora.
Entre os temas da Física que passaram a integrar as histórias dos estudantes estão: a energia cinética, a lei da inércia, a aceleração e a velocidade.  “Eu e o meu grupo criamos uma história com a Mulher Maravilha. Tem um momento da história em que ela pára um trem que carregava uma bomba nuclear. Esse trem poderia se chocar com outro que vinha no sentido contrário. Quando a Mulher Maravilha resolveu parar o trem para evitar o choque e a explosão nós trabalhamos o princípio da ação e reação”, ressalta a estudante Natália Cristina Pereira, 16 anos.

Trabalho desenvolvido por alunos do 3º ano do ensino médio será apresentado aos demais anos desse nível de escolaridade. Ilustração: Divulgação Escola
Um outro grupo da turma utilizou o Batman para trabalhar a energia cinética. “A energia cinética faz o corpo ficar em movimento. Essa energia é igual a massa vezes a velocidade ao quadrado dividido por dois. Tem um momento na história em que o Batman sai pela janela do carro em direção a uma pessoa com uma determinada velocidade. Então utilizamos essa velocidade, mais a massa do Batman para calcular se seria possível ou não que ele alcançasse essa pessoa”, exemplifica Letícia Moreira da Silva, de 17 anos.
A forma lúdica de ensinar a disciplina da área das exatas cumpriu o seu propósito e deixou os estudantes empenhados na matéria. “É bem melhor e nós conseguimos captar mais fácil a matéria, pois a aula envolve a gente. Eu também desenhei a história e pude praticar esse outro lado que gosto”, ressalta Jhonata Whalis da Silva Morais, de 17 anos.

Projeto deixa alunos empolgados nas aulas de Física. Ilustração: Divulgação Escola
Apoio pedagógico
As histórias criadas pelos alunos com a supervisão da professora Luscilene Maria José Alves serão repassadas a estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio. Essa etapa, que marca o encerramento do projeto, será realizada no final de abril e início de maio. “Eu e meus alunos vamos levar as histórias aos demais estudantes do ensino médio. O material vai servir de apoios para o ensino dos conteúdos de Física nas salas de aula”, adianta a professora.
Com o desenvolvimento das histórias, os também exploram outras habilidades como a leitura, a escrita e a arte.
Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 16:06

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