11 julho, 2011

Secretaria divulga resolução que dispõe sobre critérios para mestrado profissional da UFJF

Poderão participar apenas servidores que desempenham atividades no órgão central ou em uma das 47 SREs
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nesta sexta-feira (08-07) a Resolução SEE nº 1.881. O documento lista os critérios para a participação dos servidores da educação no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Das 120 vagas oferecidas para o curso, a SEE tem direito a 30 e os servidores aprovados no processo seletivo, que atendam às condições previstas na resolução, terão os encargos do curso e as despesas com alimentação, hospedagem e transporte nas fases presenciais custeados pela Secretaria.
A SEE irá custear os encargos apenas dos 30 servidores aprovados. Já as despesas relativas ao processo seletivo serão de responsabilidade do próprio servidor. Para receber a isenção no mestrado, o profissional deve, por exemplo, estar em exercício no órgão central ou nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), participando da execução de ações, projetos ou programas relacionados a uma das áreas de formação do mestrado, que são: Avaliação e Planejamento, Gestão e Liderança, Currículo e Desenvolvimento Profissional ou Políticas e Instituições.  Além disso, ele não pode estar cursando ou já ter cursado mestrado ou doutorado e deve ter obtido pontuação igual ou superior a 70% na última avaliação de Desenvolvimento Individual (ADI).
Entre os objetivos do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública está o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, base para a implantação de programas de avaliação da gestão escolar e de certificação profissional. O curso tem duração de dois anos e é divido em quatro módulos, em cada um deles os estudantes fazem atividades a distância e presenciais. O curso oferecido pela UFJF é o primeiro mestrado profissional semi-presencial do país. Nele estudam gestores educacionais de vários estados. A assistente técnica educacional, que trabalha no órgão central da SEE, Cátia Cristina Rosa, já está no segundo módulo do curso. Ela decidiu fazer o mestrado para dar mais apoio aos profissionais que acompanha. “Meu trabalho envolve estudar as avaliações realizadas pelas escolas, para que assim eu possa propor atividades que complementem as ações desenvolvidas nas instituições, como as avaliações educacionais são um dos temas tratados no curso poderei dar mais apoio às escolas”. 
Inscrições para o Mestrado profissional
As inscrições para o processo seletivo do curso ainda não estão abertas, mas o edital já foi publicado. Para o segundo semestre de 2011, está previsto o ingresso de 120 candidatos. Vinte vagas serão reservadas a estudantes graduados, que se interessem em exercer futuramente as funções de diretor de escola ou cargos técnicos de gestão nas Secretarias de Educação.

Nenhum comentário: