Nesta primeira edição, foram disponibilizadas 70 vagas, para um total de 340 alunos matriculados na 3º série do ensino médio, nos turnos matutino e noturno. Mas, segundo os coordenadores, a intenção é expandir o número de vagas e o público alvo nas próximas Olimpíadas, que a escola pretende realizar anualmente.

A ideia é incentivar, sensibilizar e direcionar os alunos para a tendência ao raciocínio lógico nos vestibulares, processos seletivos, entrevistas de emprego, concursos públicos etc. A Escola realizou uma pré-inscrição dos alunos interessados em participar e, desta listagem, foram sorteados 12 alunos de cada sala do matutino (turmas A, B, C, D e E) e 10 do noturno (turmas F e G).
A E.E. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco irá premiar os três primeiros colocados com cestas de chocolate e livros. A Universidade de Uberaba, também irá oferecer brindes. A classificação será feita pelo número de inscrição, de modo que somente o aluno terá conhecimento de sua ordem de classificação, para evitar possíveis constrangimentos.
Para a realização da Olimpíada, a E.E.MAL.Humberto de Alencar Castelo Branco firmou parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube – www.uniube.br), tradicional instituição de ensino de caráter privado, fundada pelo escritor Mário Palmério. Por intermédio do diretor do curso de Administração de Empresas, Prof. Marco Antônio Nogueira, a universidade elaborou a prova e realizará a tabulação dos dados. Já os professores da escola organizaram o evento e farão a correção das provas.
Já há algum tempo, a Uniube é parceira da Escola. Anualmente, os alunos do 3º EM realizam visitas monitoradas à Universidade para conhecer a sua estrutura. Neste semestre, ocorreu na Escola o Seminário de Profissões, onde os alunos puderam conhecer mais sobre os cursos.

Estes são alguns dos alunos que irão participar da Olimpíada de Raciocínio Lógico,
juntamente com os professores coordenadores do evento.
A Olimpíada é uma atividade interdisciplinar, sob a coordenação dos professores José Augusto, de História, e Maria Luiza, de Biologia/Genética. Eles acreditam que a participação no evento incentive o aluno a pensar, refletir e raciocinar, talentos fundamentais em qualquer área do conhecimento.
No total, estudam na “Castelo Branco” cerca de 1800 alunos, sendo 19 turmas no matutino e 19 no vespertino. A instituição oferece o ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e o ensino médio.
O prédio, em estilo modernista, foi projetado por Oscar Niemeyer, um orgulho para a cidade.
Fonte: Informações e fotos enviadas pelo Prof. José Augusto da Silva Queiroz.
CRV - Centro de Referência Virtual do Professor – SEE/MG.
(almb/wab)
29/6/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário